Google Translator

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Contingências envolvidas no assistir televisão:

     Agora vamos discutir qual seriam as contingências envolvidas no ato de assistir televisão.Para isso, podemos distinguir em 3 momentos-chave: o momento que nos leva a assistir a televisão, o momento que a assistimos e o momento em que  deixamos de assisti-la.

    O primeiro momento, usualmente, depois de ter lido alguma mensagem no computador ou jornal, ou quando alguém emite algum comentário sobre a ocorrência de um programa numa determinada hora, ou ainda quando vimos algum anúncio na própria televisão em momentos anteriores: todos esses são estímulos discriminativos para o comportamento de ligar e começar a assistir a televisão. Outra situação, ocorre quando estamos entediados e sem algo urgente para ser feito ou quando queremos relaxar.Nestes casos,  punições consideráveis contingentes ao assistir televisão ou o aumento da aversividade de outras atividades leva ao comportamento de assistir televisão.
    
    Depois, quando assistimos televisão, programas da televisão são reforçadores, enquanto propagandas costumam ser aversivas por virem no lugar do programa que se está assistindo.Nesse momento, é comum o telespectador mudar de canal para saber o que está passando ou para ver o pedaço de outro programa.Algumas propagandas usam o recurso do humor para diminuir a aversividade ou até mesmo buscando serem reforçadoras. Outra estratégias publicitária é criar diversas propagandas diferentes para o mesmo produto, para que a propaganda não seja muito repetitiva e se torne aversiva, sendo associada ao produto.Nos comerciais, é usual propaganda sobre outros programas do mesmo canal, para que busque atrair telespectadores para assistir esses outros programas e com isso aumentar a audiência.
    Existem diversas contingências que nos levam a desligar a TV.Alguma delas é a privação do reforço que certas atividades oferecem, como sair para um algum lugar divertido, algumas necessidades como tomar banho ou ir ao banheiro, ou realizar obrigações que agora se tornaram mais urgentes.Por outro lado, os próprios programas que no momento são oferecidos podem ser pouco reforçadores

    É importante que se perceba que, esses programas que são reforçadores ou menos reforçadores são veiculados em determinados horários ou dias da semana de acordo com o perfil do público que está assistindo a televisão naquele momento, buscando-se tornar mais reforçador possível o programa para a maior parte do público.Assim surgiu o horário nobre que é o horário onde se encontram mais pessoas em casa e mais telespectadores em potencial.

    Algumas estratégias atuais de atração do público incluem exposição de outdoors, anúncios na internet, e eventos como a marcha dos zumbis que ocorreu como pouco antes do início do seriado The Walking Dead.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...